sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caso concreto.

Durante operação policial; um civil que traficava drogas é apreendido e conduzido até a distrital da área dentro do Blindado (Caveirão). Durante o percurso, o civil infrator sofre um disparo provindo do  armamento de um dos componentes da guarnição, vindo a óbito.
Pergunta-se:
Terá havido crime militar tendo em vista haver ocorrido no interior de viatura policial  ?

6 comentários:

  1. Se foi um disparo acidental, penso que seria crime militar, pois não há dolo na conduta.
    Se foi um homicídio doloso, será crime comum, conforme o parágrafo único, do art. 9, do CPM.
    Sgt Martins
    Aluno do ETPJM I/2011

    ResponderExcluir
  2. Deduzo eu que tenha hávido um crime de competência da Justiça Militar, pelo fato de o policial militar encontrar-se de serviço e utilizando todo material da Fazenda Estadual, independente de dolo ou culpa.

    SGT PM Monteiro
    Aluno do ETPJM I/2011

    ResponderExcluir
  3. Retificando meu comentário, no tocante ao erro ortográfico, onde está hávido que leia-se havido: Deduzo que tenha havido um crime de competência da Justiça Militar, pelo fato de o policial militar encontrar-se no exercício da função, disponibilizando material da Fazenda Estadual, independente de dolo ou culpa.
    SGT PM Monteiro
    Aluno do ETPJM I/2011.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA, prezado professor entendo que ocorreu um crime de competencecia da justiça millitar, pelo fato de o policial militar disponibilizando material da fazenda estadual ( viatura blinda) estando no exercicio da função. Atuando no servir e proteger, em operação em comunidade doniminadoas por traficantes; nao vou me atentar se ocorreu o dolo ou culpa.
    SGT MOREIRA - ETPJM

    ResponderExcluir
  5. Ao Sgt Monteiro e Moreira,
    Voces tem que observar o paragrafo único, do art. 9, do CPPM.
    Sgt Martins

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, com relação ao caso em tela é correto afirmar com relação a aula 05 de julho de 2011, que é crime de competencia do Tribunal de Juri.
    SGT MOREIRA ETPJM

    ResponderExcluir

Exponha seu ponto de vista.